10 Coisas que nossos gatos querem nos dizer com seus gestos

  • ao Gatil Spiritland
  • 13 nov, 2017
Os gatos podem ser animais enigmáticos. Eles têm maneiras particulares de mostrar afeto ou pedir algo. A especialista em comportamento animal Carolina Rocha explicou o significado de dez atitudes comuns dos bichanos. Confira abaixo:

1. Fazer contato visual e piscar suavemente

Ao olhar para o dono e fechar os dois olhos calmamente, os gatos mostram que amam e confiam nessa pessoa. É quase como um beijo, uma conexão de amor e confiança.

  2. Ronronar

O barulho de “motorzinho” não indica apenas coisas boas. Os felinos ronronam para avisar que algo irá acontecer, quando usam a caixa de areia… Mas o som mais potente é deixado somente para momentos de felicidade ao lado de quem gostam.

  3. Roçar as bochechas por aí

Quando um bichano se sente confortável, seja pela companhia ou pelo ambiente, passa as bochechas em móveis, nas pernas e mãos do tutor quando é acariciado…

  4. Encostar a testa em si

Seu animal já olhou para si, baixou a cabeça e a encostou em sua testa, queixo ou bochechas? Este gesto é demonstrado para os tutores muito amados, como um carinho.

  5. Deitar no seu colo

O fato é: gatos adoram lugares quentinhos e confortáveis para dormir, como uma caminha ou travesseiro (quem não gosta?). Mas ao preferir seu colo para a soneca, mostram que escolheram dormir junto de si.

  6. Entortar a pontinha do cauda

O rabo de um gatinho é como um termómetro de seu humor. Quando fica esticado, quer dizer que o pet está assustado, por exemplo. Mas quando a mascote está perto e passa com a pontinha torta da cauda, é porque confia em si.

  7. Trazer ratos, pássaros e insetos mortos para casa

Pode até parecer um “presente de grego”, mas não é. Gatos gostam de ser apreciados por seus atos. Depois de caçarem, um ratinho, um pássaro, um inseto morto ou até mesmo um rabo de lagartixa podem aparecer em seu travesseiro. Para os humanos pode ser nojento, mas o bichano vê como um sinal de amizade.

  8. Parar do nada e se esparramar no chão

É um jeito do pet se alongar. Também pode significar um pedido para brincar.

9. Fazer xixi fora da caixa de areia

Muito seletivos, os felinos gostam de areia limpa e podem rejeitar alguns formatos de caixas. Se ela estiver em um lugar com muita gente circulando em volta, os pets também costumam não gostar. O ideal é sempre ter uma caixa a mais do que o número de gatos na casa. Além disso, o bichano pode estar sentido alguma dor ou ter algum problema de saúde. Nestes casos, procure um veterinário.

  10. Miar toda hora

Há diversos motivos para os miados. Trata-se do método de comunicação mais direto dos felinos com os humanos e costuma funcionar, já que os donos respondem a esse comportamento – e quanto mais responderem, mais ele se repetirá. O animal pode estar em busca de atenção, carinho ou comida (ou mesmo de coisas simples, como um pedido para abrir a porta). É possível também ser um sinal de stress, desconforto ou de percepção de mudanças no ambiente, situações novas para ele.

SPIRITLAND

ao Gatil Spiritland 16 nov, 2017

Todos os gatos têm uma coisa que os põe em êxtase. Talvez seja o som do levantar da tampa da lata onde está a ração dele. Ou talvez seja o facto de você retirar de uma gaveta aquele magnífico rato peludo de brincar pendurado num fio. Já se perguntou o que mais pode fazer o seu gato feliz?

1 ESCOVE-O REGULARMENTE

Além de prevenir a formação de bolas de pêlo (os gatos ingerem grande quantidade de pêlo ao lamber-se durante a sua higiene diária, o que pode provocar tosse, vómitos e mau estar), é uma oportunidade para verificar o corpo do animal em busca de altos, feridas, parasitas externos (pulgas, piolhos, carraças). E mais: é provável que descubra que é um importante meio de fortalecer o relacionamento com o seu bichano. Habitue-o desde pequenino a ser escovado se não quiser ser arranhado…

2 EXERCÍCIO REGULAR

Cada gato merece os seus 15 minutos diários de brincadeira. Talvez esteja cansado demais para brincar com o seu gato após um dia de trabalho árduo, mas certamente já reparou que o seu gato não está nada cansado e o mais natural é recebê-lo cheio de energia, correndo eufórico para as suas pernas. Afinal, após uma recepção destas, ele merece um pouco da sua atenção, não acha?

3 TENTE ARRANJAR-LHE UM AMIGO

Apesar dos gatos terem um acentuado sentido de território e considerarem uma ameaça qualquer intrusão por parte de outro gato, a maioria dos gatos recebe de braços abertos um novo companheiro felino. Desde que haja comida suficiente para todos, os gatos toleram-se uns aos outros…

Pergunte ao veterinário os prós e os contras de ter vários gatos em casa.

4 NÃO QUEIRA FAZER DE MÉDICO

Nunca tente tratar um problema de saúde do seu gato com medicamentos de medicina humana ou outros. Muitos proprietários pensam no seu gato como um ser humano em miniatura: se bem que em muitos aspectos não somos muito diferentes, este raciocínio pode ter consequências perigosas. Por exemplo, um simples e “inofensivo” Bén-u-ron pode ser fatal para o seu gato! Existem champôs e outros produtos anti-parasitários exclusivos para cães que podem ser altamente tóxicos quando usados nos gatos.

5 POR FAVOR NÃO INCOMODE!

Quando o seu gato está a dormir, enroladinho como uma bola, é mesmo difícil resistir, não é? Mas deixe-o estar. Os gatos domésticos necessitam de dormir cerca de 16 horas por dia, divididas em pequenas sestas. Por isso há sempre um pequeno intervalo para lhe fazer umas festinhas!

6 UMA JANELA PARA O MUNDO

Os gatos são animais curiosos por natureza. Mesmo quando vivem exclusivamente em casa, os gatos vivem fascinados com o mundo exterior. Deixe o seu gato divertir-se, reservando um lugarzinho nas janelas de sua casa para ele poder desfrutar da vista exterior.

7 UM TOQUE DE FRESCURA

A água é a parte mais essencial da dieta de qualquer criatura, e o seu gato interessar-se-á mais por ela se estiver fresca, do que se estiver choca dentro do bebedouro por dias. Mude a sua água diariamente.

8 LINGUAGEM DA CAUDA

Aprenda a conhecer a linguagem-da-cauda do seu gato: ele não consegue articular palavras, todavia consegue comunicar consigo. A cauda levantada significa confiança ou alegria; a cauda caída é sinal de relaxamento; se a cauda estiver baixa e o animal estiver rente ao chão é porque está com medo. Se estiver a abanar a cauda é porque está zangado…A linguagem corporal do seu gato transmite sons. Tem a certeza de que os consegue ouvir?

Siga estes conselhos e certamente o seu gato apreciará…

ao Gatil Spiritland 16 nov, 2017

Os gatos têm uma imaginação incrível e conseguem transformar coisas simples da casa nos brinquedos mais divertidos do mundo! E, por sinal, muitas vezes nem ligam para aquele brinquedo Top, ultra na moda, que custou uma fortuna na pet shop.

Mas… são gatos, e essa é a beleza da simplicidade deles! Aqui ficam oito dicas de brinquedos para fazer seu amigo super feliz, sem gastar nada:

1. Bolinha de papel
Ou, em língua de gato, “presa‐terrível‐que‐foge‐e‐pula‐super‐rápido”

2. Canudos
“Coisa‐legal‐de‐humano”

3. Macarrão parafuso cru
“Rato‐falso‐que‐desliza‐rápido‐e‐faz‐barulho”

4. Caixas de papelão e sacolas de papel
“Toca‐super‐divertida‐que‐dá‐para‐se‐esconder‐e‐destruir!”

5. Corda de varal ou sisal
“Cobra! Atacaaaar!”

Atenção: Outras cordas, como lã e fitas são perigosíssimas de serem engolidas, NUNCA as deixe perto do seu pequeno!

6. Espiral de caderno
“Inimigo‐que‐se‐mexe‐sozinho! Desafio master!”

7. Bolhas
“Pássaros‐transparentes”

8. Azeitonas
“Bolinha‐cheirosa‐mágica!”

Bônus
E, claro… o melhor “brinquedo” de todos: adotar outro gato!
Ou, na língua deles, “meu‐amiguinho‐que‐eu‐amo‐muito‐e‐me‐faz‐companhia‐para‐brincar!”

ao Gatil Spiritland 16 nov, 2017

Todos os gatos poderão em algum momento de suas vidas, apresentar um comportamento de procura de atenção, mas este é mais comum em gatos que são deixados sozinhos por longos períodos de tempo ou que não recebem estímulos suficientes no e do seu ambiente familiar. Com suas típicas travessuras os gatos esforçam-se por chamar nossa atenção, mas muitas vezes são interpretados como mal comportados, mas é importante lembrar que os gatos não tem estes comportamentos para nos irritar – eles estão simplesmente tentando comunicar connosco da melhor maneira que sabem .

Alguns dos seguintes comportamentos de busca de atenção também podem ser sinais de que seu gato está passando por um problema médico. Se você notar uma mudança no comportamento do seu gato é sempre melhor fazer uma consulta com seu veterinário para se certificar de seu gatinho está fisicamente saudável.

1 – Miados excessivos
Sabia que o gato depois de filhote apenas usa o miado como uma forma de comunicar com os humanos? É verdade! Gatos que não convivem e amam os seres humanos param de miar assim que se tornam independentes. Miar é obviamente um comportamento totalmente normal e saudável … a menos que se torne excessivo. Se seu gato aparenta estar obcecado por conseguir a sua atenção ou se está miando mais do que o normal, ou ainda se seus miados parecem desesperados, está definitivamente querendo chamar sua atenção. Gatos que desejam mais atenção poderão desenvolver o hábito de miar já bem tarde da noite ou então bem cedo pela manhã, enquanto ainda está tentando dormir.

2 – Bater com sua pata em seu braço ou perna
Bater com a patinha em nós, é um dos sinais mais evidentes de que nosso gato precisa de mais atenção. É, literalmente, sua maneira de dizer “Ei, você! Olhe para mim! Olhe para mim Olhe para mim! ”

3 – Jogar objetos para o chão
Muitas vezes os gatos jogam objetos para o chão simplesmente porque são curiosos e gostam de entender como estes funcionam. Esse tipo de experiência envolve um pouco de “aperta” e “cutuca” … o que inevitavelmente levará os objetos em questão a caírem se estiverem perto de uma borda. Mas se você estiver por perto, e seu gato fizer este movimento constantemente e apenas quando ali está, de certo que está tentando obter sua atenção.

4 – Arranhar exagerado / local impróprio
Arranhar é um comportamento natural e saudável para um gato. Ele ajuda em seus alongamentos, liberta energia reprimida, e ajuda com as camadas soltas de suas garras. Os gatos também arranham para marcar objetos com seus feromônios que libertam das glândulas em suas patas, o que lhes permite deixar informações para si próprio no futuro ou para outros gatos. Arranhar poderá ser um ato destrutivo se seu gato estiver arranhando em locais inadequados, como a lateral do sofá, a perna da mesa da sala de jantar. Arranhar em locais menos próprios poderá acontecer apenas porque seu gato não possui o local ideal para o fazer, mas o gato também poderá estar arranhando nestes locais , apenas para chamar a sua atenção uma vez que eles percebem que com este comportamento podem obter uma reação sua.

5 – Saltar para locais onde não lhe é permitido
Seu gato começou a pular para cima do balcão da cozinha enquanto está preparando o jantar? Ou sobre a mesa enquanto está comendo? Ou … praticamente em qualquer outro local que não deveria ser? Isto poderá ser um claro sinal que seu gato precisa de si, e tenta chamar sua atenção para ele. Tente dedicar algum tempo de brincadeiras interativas e carinhos para ele por pelo menos 20 minutos antes de começar a cozinhar.

ao Gatil Spiritland 13 nov, 2017
Os gatos podem ser animais enigmáticos. Eles têm maneiras particulares de mostrar afeto ou pedir algo. A especialista em comportamento animal Carolina Rocha explicou o significado de dez atitudes comuns dos bichanos. Confira abaixo:

1. Fazer contato visual e piscar suavemente

Ao olhar para o dono e fechar os dois olhos calmamente, os gatos mostram que amam e confiam nessa pessoa. É quase como um beijo, uma conexão de amor e confiança.

  2. Ronronar

O barulho de “motorzinho” não indica apenas coisas boas. Os felinos ronronam para avisar que algo irá acontecer, quando usam a caixa de areia… Mas o som mais potente é deixado somente para momentos de felicidade ao lado de quem gostam.

  3. Roçar as bochechas por aí

Quando um bichano se sente confortável, seja pela companhia ou pelo ambiente, passa as bochechas em móveis, nas pernas e mãos do tutor quando é acariciado…

  4. Encostar a testa em si

Seu animal já olhou para si, baixou a cabeça e a encostou em sua testa, queixo ou bochechas? Este gesto é demonstrado para os tutores muito amados, como um carinho.

  5. Deitar no seu colo

O fato é: gatos adoram lugares quentinhos e confortáveis para dormir, como uma caminha ou travesseiro (quem não gosta?). Mas ao preferir seu colo para a soneca, mostram que escolheram dormir junto de si.

  6. Entortar a pontinha do cauda

O rabo de um gatinho é como um termómetro de seu humor. Quando fica esticado, quer dizer que o pet está assustado, por exemplo. Mas quando a mascote está perto e passa com a pontinha torta da cauda, é porque confia em si.

  7. Trazer ratos, pássaros e insetos mortos para casa

Pode até parecer um “presente de grego”, mas não é. Gatos gostam de ser apreciados por seus atos. Depois de caçarem, um ratinho, um pássaro, um inseto morto ou até mesmo um rabo de lagartixa podem aparecer em seu travesseiro. Para os humanos pode ser nojento, mas o bichano vê como um sinal de amizade.

  8. Parar do nada e se esparramar no chão

É um jeito do pet se alongar. Também pode significar um pedido para brincar.

9. Fazer xixi fora da caixa de areia

Muito seletivos, os felinos gostam de areia limpa e podem rejeitar alguns formatos de caixas. Se ela estiver em um lugar com muita gente circulando em volta, os pets também costumam não gostar. O ideal é sempre ter uma caixa a mais do que o número de gatos na casa. Além disso, o bichano pode estar sentido alguma dor ou ter algum problema de saúde. Nestes casos, procure um veterinário.

  10. Miar toda hora

Há diversos motivos para os miados. Trata-se do método de comunicação mais direto dos felinos com os humanos e costuma funcionar, já que os donos respondem a esse comportamento – e quanto mais responderem, mais ele se repetirá. O animal pode estar em busca de atenção, carinho ou comida (ou mesmo de coisas simples, como um pedido para abrir a porta). É possível também ser um sinal de stress, desconforto ou de percepção de mudanças no ambiente, situações novas para ele.

Share by: