As características actualmente apresentadas pela raça do gato British Shorthair tornaram-se marcantes a partir do século XIX, graças ao escritor Harrison William Weir.
Ele seleccionava os melhores exemplares de gatos British Shorthair que encontrava e promovia cruzamentos, aprimorando essa espécie.
Weir, que ficou conhecido como “The Father of the Cat Fancy” (o pai do gato chique), organizou, em 1871, o primeiro concurso de gatos na Inglaterra e foi o fundador e presidente do Clube Nacional de Gatos do país.
Naturalmente, o
British Shorthair foi a grande estrela da competição.
Com a ascensão de exposições de gatos durante a Era Vitoriana, os apaixonados por gatos e pelas raças começaram a definir um padrão particular e especifico para cada uma das raças e em registrá-los com os devidos pedigrees.
Nas primeiras exposições, os gatos britânicos de pêlo curto eram os únicos gatos com pedigree que eram exibidos.
Todos os outros eram simplesmente apresentados pelo tipo de pelagem ou cor.
Foi graças aos esforços reunidos de alguns criadores ingleses que a raça British sobreviveu para se tornar uma das mais populares internacionalmente.
A raça foi originalmente reconhecida como Inglês Azul, pois era nessa cor que eram encontrados, contudo hoje em dia é criada em todas as cores sólidas e em numerosos padrões.
Poderá não ter-se apercebido, mas provavelmente cresceu com o British Shorthair. Ele é o gato super inteligente de “Gato das Botas” e o gato sorridente, o Cheshire de “Alice no País das Maravilhas”.
O Comité de Clubes de gatos em Inglaterra, reconheceu essa cor em 1980.
Atualmente, por causa da personalidade requintada e da herança dos persas calmos e equilibrados por natureza, o gato British Shorthair de linhagem Silver / Golden / Shaded / Chinchilla tem muita procura em Inglaterra e noutros países da Europa, mais do que o mais conhecido British Shorthair, o Blue.
Eles são os dignos favoritos da raça e o orgulho de seus proprietários. Boas maneiras de britânico em seu sangue.
Depressa descobrirá sua sabedoria, inteligência inata, dedicação e bondade.
Gatos British não perdem a paciência com facilidade; eles são calmos e ainda muito brincalhões.
O índice de popularidade dos gatos britânicos (British) em todo o Mundo, é muito alto, e o número de proprietários é enorme. “Brits” são o clássico de nobreza felino!
Representantes desta raça são incrivelmente tentadores; sua aparência é impressionante e majestosa.
O seu “controle” discreto da vida familiar, o amor a seus donos, a capacidade de exibir sua beleza, a “participação” nos assuntos familiares faz com que cada vez mais os gatos desta raça estejam ganhando um número crescente de fãs brasileiros!
Descrição
Tipo de pêlo
Variantes
GERAL
O
British Shorthair/Longhair é compacto, bem estruturado e potente, com uma boa profundidade de corpo, membros fortes, patas arredondadas, cauda grossa na base, com uma ponta arredondada. A cabeça é redonda com boa largura entre as orelhas, bochechas redondas, queixo firme, orelhas médias, olhos grandes, redondos olhos, bem abertos, e um nariz meio largo. A pelagem é curta e muito densa.
As fêmeas são menos maciças em todos os aspectos e os machos têm bochechas maiores.
Assim, das Características mais específicas, destaca-se:
Redonda e maciça. Rosto redondo, com estrutura óssea subjacente rodada bem definida sobre um pescoço curto e grosso. A testa deve ser arredondada com um avião, leve plana na parte superior da cabeça. A testa não deve inclinar-se.
Nariz médio e largo, de perfil tem uma queda suave. Queixo firme e bem desenvolvido.
De médio a grande porte, bem unido e poderoso, com peito fundo e largo.
Grandes, redondos e bem abertos.
De comprimento médio em proporção ao corpo, mais espessa na base, afinando-se ligeiramente para uma ponta arredondada.
Pequenas de pontas arredondadas
Curto, pesado e forte.
Patas traseiras ligeiramente mais longas do que as dianteiras. Pés grandes, redondos, compactos com tufos de pelos entre os dedos.
Curto ou longo conforme, muito denso, bem estruturado, resistente e firme ao toque. Com toque de pelúcia.
Cores várias. Muitas para além das descritas. O Gatil Spiritland apenas cria as mencionadas.
Apesar de ser um gato considerado saudável, em raros casos o gato desta raça é acometido a alguns problemas de saúde. Um problema de saúde encontrado na raça British Shorthair é a chamada cardiomiopatia hipertrófica (HCM).
18 a 20 anos.
SHORTHAIR (pêlo curto) / LONGHAIR (pêlo longo)
Os British poderão nascer com pêlo curto (Shorthair) ou longo (Lonhghair).
Características especificas
British Shorthair é uma das raças de gatos mais populares em todo o mundo. Tal não é surpreendente, porque os gatos de pêlo curto britânicos possuem um carácter esplêndido: são calmos, carinhosos, amigáveis e muito sociáveis.
Eles dão-se extraordinariamente bem com crianças e com outros animais de estimação.
Apesar da popularidade da raça British Shorthair, muitas pessoas apenas conhecem o tradicional e comum Blue, mas desconhecem o menos comum e raro, as cores absolutamente adoráveis do pêlo curto britânico, como – por ordem de raridade: